[Evento] Comiket 75 – Lançamento do Blu-ray de Card Captor Sakura e outras notícias

Olá Sakura Maníacos de todo Brasil, estou aqui para falar sobre mais uma notícia, sobre o Comiket.

Comiket

Tokyo - Big Sight

Tokyo - Big Sight

Enquanto no Brasil os fãs de animes e mangás se preparam para o Anime Dreams, no Japão o pessoal aproveitou a última semana para visitar o Tokyo Big Sight, onde aconteceu o tradicional evento Comic Market, conhecido popularmente como Comiket. Mas diferente do evento daqui, o Comiket revela muitas novidades do universo otaku, com a exibição de trailers de novos animes, vendas de doujins, lançamentos de Visual Novels, exposição de Figures e outros produtos, além dos tradicionais cosplayers.

Esse ano o evento aconteceu entre os dias 28 e 30 de dezembro e teve realmente muitas novidades para quem acompanha de perto os acontecimentos do Japão. Essa matéria estará dando um grande enfoque nos trailers, cosplayers e Figures. Outras coisas estarão aparecendo na matéria em maior ou menor grau. Mas, antes de começarmos, vale a pena fazermos um pequeno histórico sobre esse tradicional evento.

Preço é de ¥ 800 (moeda japonesa) por dia. (Incluindo o encargo para vestiário) uma vez registado, pode ser utilizado em qualquer camarim.

Algumas imagens do evento:

fonte: henshin

O que é o Comiket?
Realizado desde 1975, o Comiket se tornou uma referência mundial quando o assunto são animes e mangás. O evento reune todos os anos na cidade de Tóquio, uma grande quantidade de fanáticos pela cultura pop japonesa. Atualmente ele é realizado no Tokyo Big Sight, um dos maiores pavilhões de exposição da cidade, que fica localizado entre a ilha artificial de Odaiba e a Baia de Tóquio. Com seus 230.873 m² o pavilhão de exposição é dividido em três partes diferentes: A Torre de Conferência e os Pavilhões de Exposição Leste e Oeste.

O evento é realizado duas vezes ao ano, tendo uma edição em agosto e a outra em dezembro. A primeira é realizada mais ou menos na metade do mês, contando com 3 dias de duração. Já a outra acontece no final de dezembro e dura de 2 a 3 dias. O que não muda é a estrutura dele, voltado à venda de doujins, produtos originais e exibição de trailers de novas séries. Aliás, determinados doujins são disputados acirradamente pelo público, pois acabam se tornando extremamente raros após o fim do Comiket.

Por ser um evento de grandes proporções e que reuni boa parte das empresas do mercado de animação do Japão é comum o número de novidades serem relativamente grandes. E para não deixar ninguém confuso, aproximadamente duas semanas antes do inicio do Comiket, catálogos contendo todo tipo de informação, desde o mapa do evento, até os produtos que serão vendidos, são colocados a disposição do público. Os mais fanáticos correm para adquirir o seu, pois ter um desses em mãos os deixará em vantagem em relação aos demais, visto que os produtos vendidos no Comiket têm uma raridade incontestável.

E se por um lado essa grandiosidade do evento impressiona, fica um pouco óbvio que isso acaba trazendo outros problemas. A cada ano o número de expositores, empresas e pessoas do mercado de doujins aumenta constantemente. A disputa por cada um desses produtos e a variedade deles tem levado mais e mais pessoas ao evento, fazendo com que o gigantesco pavilhão do Tokyo Big Sight se torne um espaço pequeno e apertado. E isso nem é o maior dos problemas, algumas pessoas chegam a acampar no local horas ou mesmo dias antes do Comiket começar, tudo para garantir os raros produtos colocados a venda. No fim, como não são poucas pessoas que fazem isso, esse aglomerado de gente acaba causando grandes problemas nos arredores do pavilhão de exposição.

Sobre o Blu-Ray Box de Card Captor Sakura que será lançado, temos esse vídeo (em Japonês):

blu-raySerá lançado dia 27/03/2009 o BOX 1 e o BOX 2 é dia 26/06/2009 no japão.
* Preço: (com EXCLUSIVIDADE) descobrimos que cada box custa US$ 516.90.
Fonte: Play Asia
EDIT GOIGA:só não sei da onde vou tirar dinheiro pra comprar esse box =D

Otakus de Sakura de todo Mundo com certeza estarão atrás desses Box. Eu mesmo estarei. 🙂

Deixem comentários sobre o evento e se tiverem mais coisas a acrescentar também comentem. Pois, eu não cobri (infelizmente) pessoalmente no Japão. Quem sabe na próxima 😀