História de Sakura Card Captors

Sakura Card Captors
Filme:
カードキャプターさくら
劇場版 カードキャプターさくら
Gênero Shoujo, Magical Girl
Sakura Card Captors – Viagem à Hong Kong (BR)
Anime
Japão
Direção: Mamoru Kanbe
1999 • cor • 86 min
Estúdio: Madhouse Studios Dirigido por: Morio Asaka
Exibição original: 7 de abril de 1998 – 21 de março de 2000 Estúdio: Madhouse Studios
Emissoras de TV: japãoNHK Roteiro: Nanase Ôkawa
brasil Cartoon Network, Rede Globo(11/06/2001 foi a estréia a
15/12/2001 q foi o final.)
e Boomerang (desde abril de 2006)
Gênero: Animação, Aventura, Fantasia, Shoujo, Magical Girl
portugal RTP 1 e Canal Panda Idioma: Japonês
EUA india mexico argentina australia Cartoon Network
Filme:
canada Teletoon
劇場版 カードキャプターさくら 封印されたカード
frança Fox Kids
Sakura Card Captors – A Carta Selada (BR)
RCTI
Japão
italia RTÉ 2
2000 • cor • 79 min
Yorin Station Dirigido por: Morio Asaka
ABS-CNB Estúdio: Madhouse Studios
BarnKanalen Roteiro: Nanase Ôkawa
N° de Episódios: 70 e mais 5 especiais e 4 Ovas (somente 1 deles exibido no Brasil) Gênero: Animação, Aventura, Fantasia, Shoujo, Magical Girl
Mangá
Idioma: Japonês
Autoria Clamp
Publicação em revistas de mangá
Revista japao Nakayoshi
Período: 1996 – 2000
Publicação em volumes
Editoras: japao Kodansha
brasil Editora JBC
canada australia TokyoPOP
italia Pika Edition
Glénat
Egmont
argentina Ivrea
N° de volumes: 12

Sakura Card Captors – (Cardcaptor Sakura (カードキャプターさくら) no Japão), abreviado por SCC ou CCS, é uma série de mangá no estilo mahou shoujo criado pelo grupo CLAMP, e serializado na revista Nakayoshi, com 12 volumes, de 1996 a 2000. Foi adaptado uma série de anime pelo estúdio Madhouse, somando 70 episódios (divididos por três temporadas), 2 filmes e alguns especiais.

Em Portugal, o anime foi transmitido pelo Panda, e anteriormente pela RTP 1.

No Brasil foi exibido no canal a cabo Cartoon Network, na Rede Globo e no Boomerang. A série de mangá foi publicada pela JBC, com 24 volumes no formato meio-tonkobon.

Na América do Norte, a série foi exibida sob o nome e “Cardcaptors”, e sofreu a chamada “americanização”, feita pela empresa canadense Nelvana que fez várias modificações no enredo, nomes dos personagens, e trilha sonora. Em outros países falantes de língua inglesa, a série foi exibida na íntegra.

A série foi exibida em 19 países. Existem duas versões do mangá: uma foi feita pelo autor da série e a outra foi feita pelo CLAMP.

Cardcaptor Sakura conta a história de Sakura Kinomoto, uma garota comum de 11 anos, que liberta acidentalmente um conjunto de cartas mágicas. Seu trabalho então, é reunir todas elas, antes das mesmas causarem transtornos à cidade de onde ela vive.

> Enredo

Sakura Kinomoto é uma garota de 10 anos que por acidente abre um livro misterioso, chamado Livro Clow. Do livro saem 52 cartas mágicas levadas por um misterioso vento. Kerberus, o guardião das cartas, (uma criatura muito parecida com um animal de pelúcia bem pequeno) aparece e conta à Sakura que as cartas foram espalhadas por toda Tomoeda e é seu dever capturá-las de novo, tornando-a uma card captor (capturadora de cartas em inglês).

As cartas provocam fenômenos estranhos ao redor de Sakura, que emprega os poderes das cartas já capturadas em seu báculo mágico para dominá-las e juntá-las à sua coleção. Ela conta com a ajuda de sua amiga Tomoyo, e mais tarde de outros personagens como Syaoran Li, um card captor rival que passa a ser seu amigo, pouco a pouco; e Meiling Li, prima de Syaoran.

Na história também se fazem presentes vários romances e relacionamentos amorosos, intercalados com as cenas de ação.

Na segunda metade da história surgem novos personagens, como Eriol Hiiragizawa, e Sakura passa a transformar as cartas Clow em suas próprias cartas: as cartas Sakura (Sakura Cards).

> Resuminho da história…

Meilin era apaixonada por Shaoran, mas Shaoran era apaixonado por Sakura, mas Sakura era apaixonada por Yukito, mas que confusão!!!.

Apesar de parecer a 1 º vista que Shaoran e Sakura nunca ficarão juntos eles ficarão sim.
Tudo começou mais ou menos no episódio 32, quando Shoran trocou de corpo com Kero, por causa da carta da troca e quando Sakura falou com Shaoran ele ficou vermelhinho.

Shoran tentou se declarar várias vezes mas alguém sempre o interrompia e ele sabia que Sakura gostava de Yukito e ele não queria falar que gostava dela enquanto ela gostasse de Yukito.
Em um dia Sakura e Shaoran vão visitar Tomoyo e Tomoyo fala para Shaoran (enquanto Sakura está vestindo a nova fantasia que Tomoyo fez) que se ele não se declarar Sakura nunca vai perceber já que ela é muito distraída.
Em um episódio Sakura se declara para Yukito mas Yukito disse que gostava de outra pessoa e Sakura vai chorar no ombro de Shaoran.
A partir daí o caminho estava livre.

No penúltimo episódio Shoran se declara para Sakura e ela fica toda confusa.
No último episódio Shaoran tinha que voltar para Hong Kong e Tomoyo avisa Sakura, ela sai correndo para o aeroporto e encontra Shaoran:
– Você vai me dar esse ursinho?(um ursinho que Shoran fez
para Sakura)
Pergunta Sakura,
Shaoran entrega o ursinho.
E passa os momentos de S+S juntos cantando a música Platina
Quando Shoran vai embora Sakura diz:
-Espero te ver de novo.

Família Kinomoto: Sakura | Touya | Fujitaka | Nadeshiko
Família Li: Shoran | Meiling
Família Daidouji: Tomoyo | Sonomi
Criaturas Mágicas: Kerberos | Yue | Spinel Sun | Ruby Moon
Relacionados: Mago Clow | Eriol Hiiragizawa | Kaho Mizuki | Yukito Tsukishiro
Estudantes: Chiharu Mihara | Rika Sasaki | Takashi Yamazaki | Naoko Yanagisawa
Outros adultos: Yoshiyuki Terada | Maki Matsumoto


> Poderes do Sol, Lua e Estrelas

(Isso só é bem percebido no 3 ano do desenho)
Os poderes de Clow criarão três elementos: Sol, Lua, Estrelas. As Estrelas são os Card Captors(Sakura) e Sol-Lua são os guardiões. Por isso, a Lua e o Sol devem servir e ajudar as estrelas que são no caso “Sakura e Eriol ”

-> Elemento Sol
Todos os Card Captors possuem um guardião inicial que os ajudar a cumprir seu dever (no caso de Sakura capturar todas as cartas) esse guardião irá ficar mais forte e em outra forma melhor quando tal dever for cumprido (no caso da Sakura, capturar todas as cartas). Os Guardiões ajudam mais com os seus conhecimentos, na sua forma melhor a ajuda é mais freqüente.
Guardiões : Kerberus e Spinel

-> Elemento Lua

Esse guardião é mais para Card Captors superiores(mestres), e para ajudar e servir seu mestre, o Card Captor deve vencer ele em uma batalha para merecer o devido respeito , esses Guardiões são muito fortes mas sempre ocultos(não dão bandeira)
Guardiões desse tipo: Yue e Nakuru

-> Elemento Estrelas

Eles são os Card Captors. Inicialmente eles são ajudados por apenas um guardião (Sol) depois, quando merecer, ele recebe a ajuda de outro guardião (Lua) as Estrelas são muito importantes, mas seus guardiões são peças importantes para os objetivos das Estrelas serem concluídos.
Estrelas: Sakura – Eriolh – Rika (Rika é só no mangá 129)

> Cardcaptors

A empresa canadense Nelvana (que posteriormente trabalharia com as versões ocidentais de Medabots e Beyblade), adaptou toda a série, mudando sua cronologia, enredo, trilha sonora, e fez vários cortes e censuras no que é considerado para a cultura americana, “impróprio” ao público infantil. A série, agora com menos episódios, foi rebatizada de Cardcaptors, e seu foco principal seria no personagem Syaoran, visto que empresa queria atingir o público masculino. Mas ela somente foi exibida assim nos EUA, aqui no Brasil a versão sem cortes foi exibida no Cartoon Network.

Os americanos fizeram de SCC praticamente outro anime.
Eles cortaram um monte de episódios, mudaram a música de abertura e ainda mudaram os nomes, veja abaixo:

Nome japonês – Nome americano

Sakura Kinomoto Sakura Avalon
Touya Kinomoto Tory Avalon
Nadeshiko Kinomoto Natasha Avalon
Fujitaka Kinomoto Aiden Avalon
Tomoyo Daidouji Madison Taylor
Yukito Tsukishiro Julian Star
Shoran Li Showran Li
Meilin Li Meilin Rae
Chiharo Chelsea
Naoko Nikki
Takashi Yamazaki Zachary
Rika Rita
Kaho mizuky Leila Mackenzie

Foi exibida nos Estados Unidos em Junho de 2000 pela Kids’ WB, e em Junho de 2001 no Cartoon Network.

> Clamp

>Clamp é um grupo de desenhistas muito conhecido no Japão, falando nisso elas que desenharam Sakura Card Captors.
Veja uma foto delas:

CLAMP é um grupo de mangakas originário da região de Kansai, no Japão, formado por quatro mulheres: Ageha Ohkawa, Mokona, Tsubaki Nekoi e Satsuki Igarashi. Ainda estudantes, produziram seus primeiros dōjinshis (histórias não oficiais) até publicarem seu primeiro trabalho oficial, RG Veda, na revista mensal Wings em 1989. Os estilos de seus mangás são muito variados, desde shoujos até temas adultos.

Contando inicialmente com doze integrantes, o grupo reduziu seu tamanho para sete em 1990 e passou a adotar o nome CLAMP, que segundo elas significa “uma pilha de batatas”. Durante a produção de RG Veda, saíram mais pessoas, restando apenas quatro intergrantes. Recentemente, por ocasião do 15º aniversário do grupo, as integrantes mudaram seus nomes.
Olhe como elas se arrumaram:

Ageha Ohkawa 大川 緋芭 (Ōkawa Ageha, 大川 緋芭)
Nome antigo: Nanase Ohkawa (大川 七瀬, Ōkawa Nanase)

Nascida em 2 de Maio de 1967 em Osaka, é a líder do grupo, responsável pelos roteiros dos mangás e às vezes de alguns animes. Também é quem negocia com as editoras e planeja as vendas. Aparentemente, não mudou seu nome por nenhum motivo especial além do aniversário do grupo.

Mokona もこな (Mokona, もこな)
Nome antigo: Mokona Apapa (モコナ アパパ, Mokona Apapa)

Fã de roupas tradiciona
is japonesas (está sempre usando-as e recentemente lançou um livro sobre o assunto), Mokona nasceu em 16 de junho de 1968, em Kyoto, e é responsável pela maioria das ilustrações dos mangás. Seu nome também é o de um personagem de Guerreiras Mágicas de Rayearth, ×××HOliC e Tsubasa: RESERVoir CHRoNiCLE. Retirou o sobrenome Apapa por achar que soava muito imaturo.

Tsubaki Nekoi 猫井 椿 (Nekoi Tsubaki, 猫井 椿)
Nome antigo: Mick Nekoi (猫井 みっく, Nekoi Mikku)

Corrige as ilustrações dos mangás, auxiliando Mokona. Nasceu em 21 de janeiro de 1969, em Kyoto e é a ilustradora principal de algumas obras como Wish e Legal Drug. Mudou seu nome porque não gostava quando ele era lembrado como o mesmo de Mick Jagger.

Satsuki Igarashi いがらし 寒月 (Igarashi Satsuki, いがらし 寒月)

Nome antigo: Satsuki Igarashi (五十嵐 さつき, Igarashi Satsuki)
Auxilia nas ilustrações dos mangás, fazendo o desenho dos personagens de Chobits e Tsubasa: RESERVoir CHRoNiCLE e também é responsável pela coordenação de produção. Nasceu em 8 de fevereiro de 1969, em Kyoto e mudou apenas a escrita de seu nome. Possui uma coluna mensal na Newtype Magazine.

> Vozes do anime

No Japão:

Sakura Kinomoto – Sakura Tange
Shoran Li – Motoko Kumai
Tomoyo Daidouji – Iwao Junko
Kero – Aya Hisakawa
Touya Kinomoto – Tomakazu Seki
Yukito Tsukishiro – Megumi Ogata
Mei Lin Li – Yukana Nogami
Fujitaka Kinomoto – Hideyuki Tanaka
Nadeshiko Fujitaka – Yuko Minaguchi
Chiharu Mihara – Miwa Matsumoto
Naoko Yanagisawa – Eimi Hon’i
Rika Sasaki – Tomoko Kawakami
Yamazaki – Issei Miyazaki
Sonomi Daidouji – Miki Itou
Kaho Mizuki – Emi Shinohara
Professor Terada – Tooru Furusawa
Kerberus – Masaya Onasaka

Na Argentina:

Sakura Kinomoto – Cristina Hernandez
Kero – Yamil Atala
Tomoyo Daidouji – Mónica Villa Señor
Shoran Li – Uraz Huerta
Yukito Tsukishiro – Enzo Fortuni
Touya Kinomoto – Luiz Daniel Ramirez
Fujitaka Kinomoto – Enrique Mederos
Mei Lin Li – Gabriela Willert
Kaho Mizuki – Dulce Guerrero
Sonomi Daidouji – Mónica Manjarrez
Yamazaki – Kalimba Marichal
Rika Sasaki – Circe Luna
Bisavô de Sakura – Esteban Siller

No Brasil:

Sakura Kinomoto – Daniela Piquet
Tomoyo Daidouji – Fernanda Bullara
Shoran Li – Fábio Lucindo
Mei Lin Li – Marisol Ribeiro
Touya Kinomoto – Vagner Fagundes
Fujitaka Kinomoto – Francisco Bretas
Yukito Tsukishiro – Rodrigo Andreatto
Kerberus – Ivo Tatu Roberto (forma normal)
Chiharu Mihara – Márcia Regina
Naoko Yanagisawa – Melissa Garcia
Yamazaki – Rafael Meira
Sonomi Daidouji – Denise Reis
Lead Clow – Luiz Antônio Lobue
Nakuru Akizuki – Raquel Marinho
Professor Terada – Luiz Laffey
Eriol Hiragizawa – Thiago Longo
Kaho Mizuki – Adriana Pissardini

Estúdio – BKS.

Fonte: Wikipedia